Antifonário - Dom Simone Camaldolese.jpg

II Studium de Música Sacra

Equilíbrio e variedade na escolha do repertório

16, 23 e 30 de outubro de 2021
Evento virtual
Inscrições encerradas

O Studium

Nos dias 16, 23 e 30 de outubro de 2021, acontece o II Studium de Música Sacra: "Equilíbrio e variedade na escolha do repertório", evento online realizado pelo Pateo do Collegio (São Paulo) e Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC). O evento conta com a parceria entre a Schola Cantorum do Pateo do Collegio, o Coro da Arquidiocese de Campinas e o Coro Sant’Ana (Sousas-Campinas).
 
O II Studium de Música Sacra propõe estimular uma reflexão a respeito do equilíbrio na escolha do repertório litúrgico, levando em consideração as diferentes formas musicais indicadas na Instrução Musicam Sacram (1967), a saber: "canto gregoriano, polifonia sagrada em suas várias formas, tanto antiga quanto moderna, música sacra para o órgão e outros instrumentos aprovados e música popular sacra, seja litúrgica ou simplesmente religiosa (art. 4b)".

  
O evento é direcionado para maiores de 15 anos, voltado para animadores de canto, cantores, compositores, estudantes de história, instrumentistas, liturgistas, musicistas, organistas, regentes, religiosos, sacerdotes, seminaristas e quaisquer demais interessados em música sacra.

Palestra
16 de outubro de 2021
16:00

Equilíbrio e variedade na escolha do repertório: a visão e o papel do regente

Monsenhor Marcos Pavan | Maestro-diretor da Cappella Musicale Pontificia Sistina

Palestra
23 de outubro de 2021
16:00

A atividade organística na liturgia: variedade e equilíbrio em múltiplas realidades

Josep Solé Coll | Primeiro organista da Basilica papal de S. Pedro no Vaticano e Organista para as celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice

Mesa-redonda
30 de outubro de 2021
16:00

Corais em tempos de pandemia

Clayton Dias | Felipe Bernardo | Mário Roberto Marostica Junior

 
 

Palestrantes

Conheça os palestrantes do evento
Marcos Pavan.png

Monsenhor Marcos Pavan
Maestro-diretor da Cappella Musicale Pontificia Sistina

Sacerdote brasileiro, nascido em São Paulo, é atual Maestro Diretor da Cappella Musicale Pontificia "Sistina" e membro do Cabido da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Concluiu os seus estudos musicais em São Paulo, especializando-se em Técnica Vocal com Leila Farah (São Paulo) e com Franco Iglesias (New York); em Canto Gregoriano com Eleanor Dewey (São Paulo) e com Dom Eugène Cardine na Abadia de Solesmes (França). Recebeu o Fellowship Diploma em Regência Coral no National College of Music and Arts de Londres.

Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais, desenvolveu uma carreira lírica nos principais teatros brasileiros, tendo em seu currículo gravações radiofônicas e televisivas. Foi também membro do Coro do Estado de São Paulo, do Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e regente do Coro do Conservatório Musical Brooklin Paulista e do Coro Gregoriano São Gregório Magno. Depois de sua transferência para a Itália, em 1991, continuou suas atividades artísticas participando de produções líricas e de música sacra, que foram gravadas pela Rai e pelas casas discográficas Sony, San Paolo Multimedia, Bongiovanni e Paulus.

Em 1998, o então maestro diretor da Cappella Musicale Pontificia "Sistina", Monsenhor Giuseppe Liberto, convidou-o para assumir o cargo de Magister Puerorum da Cappella Musicale Pontificia "Sistina", cargo que continou a ocupar, sob a direção Massimo Palombella. Como Magister Puerorum da "Sistina", realizou uma intensa e profícua atividade concertística, propondo um variado repertório musical que foi diversas vezes gravado pela Rai, Sat2000 e pelas casas discográficas Sony, Kelindon, San Paolo Multimedia e Deutsche Grammophon.

Em 2005, recebeu do Papa Bento XVI o título de Monsenhor no grau de "Capelão de Sua Santidade". Com bula papal de 22 de setembro de 2015, o Papa Francisco o nomeou coadjutor do Cabido da Basílica de São Pedro no Vaticano, tomando posse em 21 de fevereiro de 2016. Desde 2013 colabora com o "Ufficio delle Celebrazioni Liturgiche del Sommo Pontefice" como diretor do Coro-guia “Mater Ecclesiæ” nas liturgias papais. Em 22 de novembro de 2020 o Papa Francisco o nomeou como Maestro Diretor da Cappella Musicale Pontificia "Sistina".

Apoio

Antifonário - Dom Simone Camaldolese.jpg
 

Inscrição

Confirme sua participação no evento!
Inscrições encerradas
Antifonário - Dom Simone Camaldolese.jpg